Assunto


Nome: Desenvolvimento organizacional


CDD: 658.406

Obras e materiais

Sistemas, organização e métodos: uma abordagem gerencial
OLIVEIRA, Djalma de Pinho Rebouças de. Sistemas, organização e métodos: uma abordagem gerencial. 2. ed.São Paulo: Atlas, 1988. 479 p.

Comportamento organizacional: criando vantagem competitiva
WAGNER III, John A.. Comportamento organizacional: criando vantagem competitiva. São Paulo: Saraiva, 1999. 496 p.

Teorias da administração
SILVA, Reinaldo O. da. Teorias da administração. São Paulo: Pioneira, 2001. 523 p.

Sistemas, organização e métodos: uma abordagem gerencial
OLIVEIRA, Djalma de Pinho Rebouças de. Sistemas, organização e métodos: uma abordagem gerencial. 11. ed.São Paulo: Atlas, 2000. 489 p.

Crescer para lucrar sempre
GERTZ, Dwight L .. Crescer para lucrar sempre. Rio de Janeiro: Campus, 1999. 189 p.

Crescer, não destruir
TOMASKO, Robert M.. Crescer, não destruir. Rio de Janeiro: Companhia das Letras, 1999. 324 p.

A invenção de uma vida
BENNIS, Warren. A invenção de uma vida. Rio de Janeiro: Companhia das Letras, 1999. 235 p.

Liderando mudança
KOTTER, John P.. Liderando mudança. Rio de Janeiro: Campus, 1999. 188 p.

Aprendizagem e inovação organizacional: as experiências de Japão, Coréia e Brasil
FLEURY, Afonso. Aprendizagem e inovação organizacional: as experiências de Japão, Coréia e Brasil. 2. ed.São Paulo: Atlas, 1997. 1997 p.

Mudança organizacional: aprofundando temas atuais em administração de empresas
WOOD JúNIOR, Thomaz. Mudança organizacional: aprofundando temas atuais em administração de empresas. 2. ed.São Paulo: Atlas, 2000. 278 p.

Resizing: restruturando, replanejando e recriando a empresa para conseguir competitividade
BIASCA, Rodolfo E.. Resizing: restruturando, replanejando e recriando a empresa para conseguir competitividade. Rio de Janeiro: Campus, 1995. 522 p.

Como as organizações aprendem: relatos do sucesso das grandes empresas
STARKEY, Ken. Como as organizações aprendem: relatos do sucesso das grandes empresas. São Paulo: Futura, 1997. 484 p.

Poder, cultura e ética nas organizações
SROUR, Robert Henry. Poder, cultura e ética nas organizações. 6. ed.Rio de Janeiro: Campus, 1998. 337 p.

Cultura organizacional: identidade, sedução e carisma
FREITAS, Maria Ester de. Cultura organizacional: identidade, sedução e carisma. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 1999. 180 p.

Teoria geral da administração: uma introdução
MOTTA, Fernando C. Prestes. Teoria geral da administração: uma introdução. 10. ed.São Paulo: Pioneira, 1982. 213 p.

Administração antroposófica: uma ampliação da arte de administrar
MORGENSZTERN , Vitor. Administração antroposófica: uma ampliação da arte de administrar. São Paulo: Gente, 1999. 216 p.

Implementando a organização aprendiz
THURBIN, Patrick J.. Implementando a organização aprendiz. São Paulo: Iman, 1995. 244 p.

Não durma no ponto: o que você precisa saber para chegar lá
TRANJAN, Roberto Adami. Não durma no ponto: o que você precisa saber para chegar lá. São Paulo: Gente, 1999. 334 p.

Caos, emoção e cultura: a teoria da complexidade e o fenômeno humano
OLIVEIRA, Milton de. Caos, emoção e cultura: a teoria da complexidade e o fenômeno humano. Belo Horizonte: Ophicina de Arte & Prosa, 2000. 145 p.

Mudança
SERRA, Afonso Celso da Cunha. Mudança. Rio de Janeiro: Campus, 1999. 206 p.

Energia emocional
OLIVEIRA, Milton de. Energia emocional. Rio de Janeiro: Makron Books, 2000. 148 p.

Orquestrando empresas vencedores
BORNHOLDT, Werner. Orquestrando empresas vencedores. Rio de Janeiro: Campus, 1997. 204 p.

A grande virada: algo inteiramente novo em relação as pessoas lucros e mudança
BERTAIN, Leonard. A grande virada: algo inteiramente novo em relação as pessoas lucros e mudança. São Paulo: Iman, 1995. 216 p.

Gestão da ação
REDWOOD, Stephen. Gestão da ação. São Paulo: Makron Books, 2000. 198 p.

Gestão da estabilidade: a arte de manter, motivar e criar desafios para colaboradores
PURI, Subhash C. Gestão da estabilidade: a arte de manter, motivar e criar desafios para colaboradores. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2000. 234 p.

Cultura organizacional: uma abordagem antropológica da mudança
TAVARES, Maria das Graças de Pinho. Cultura organizacional: uma abordagem antropológica da mudança. Rio de Janeiro: Qualitymark, 1999. 88 p.

A empresa ponto ômega
VIANA, Marco Aurelio Ferreira. A empresa ponto ômega. São Paulo: Gente, 1996. 85 p.

Gerenciando na velocidade da mudança
CONNER, Daryl R. Gerenciando na velocidade da mudança. Rio de Janeiro: Infobook, 1995. 246 p.

Gerenciando as mudanças: o poder da confiança e do respeito mútuos na vida pessoal , familiar...
POPADIUK, Silvio. Gerenciando as mudanças: o poder da confiança e do respeito mútuos na vida pessoal , familiar.... 3. ed.São Paulo: Pioneira, 1997. 226 p.

Empresa que sonha
MATOS, Francisco Gomes de. Empresa que sonha. São Paulo: Makron Books, 1999. 204 p.

Diagnósticando a empresa viva: um modelo para repensar os valores e os papéis da empresa
SAMPAIO, Murilo. Diagnósticando a empresa viva: um modelo para repensar os valores e os papéis da empresa. Salvador: Casa da Qualidade, 1996. 290 p.

Empresas muito mais inteligentes
QUINN, James Brian. Empresas muito mais inteligentes. São Paulo: Makron Books, 1996. 455 p.

Perguntas que resolvem: arte de perguntar para obter as respostas que funcionam
FINLAYSON, Andrew. Perguntas que resolvem: arte de perguntar para obter as respostas que funcionam. Rio de Janeiro: Campus, 2002. 260 p.

O monstro da mudança nas empresas: as forças ocultas que interferem nas transformações organizacionais
DUCK, Jeanie Daniel. O monstro da mudança nas empresas: as forças ocultas que interferem nas transformações organizacionais. Rio de Janeiro: Campus, 2001. 331 p.

Aprendizagem organizacional
NASSER, Cassia Maria (Tradutora). Aprendizagem organizacional. Rio de Janeiro: Campus, 2001. 181 p.

Crescer: não destruir
TOMASKO, Robert M.. Crescer: não destruir. Rio de Janeiro: Campus, 1997. 324 p.

A empresa de corpo, mente e alma: um método inédito e eficaz para elevar a performance organizacional
TRANJAN, Roberto Adami. A empresa de corpo, mente e alma: um método inédito e eficaz para elevar a performance organizacional. São Paulo: Gente, 1997. 197 p.

A hora da verdade
CARLZON, Jan. A hora da verdade. 10. ed.Rio de Janeiro: COP, 1994. 120 p.

Manual do agente de mudanças, a era da qualidade um guia de sucesso para a transformação organizaciona
BUENO, José Hamilton. Manual do agente de mudanças, a era da qualidade um guia de sucesso para a transformação organizaciona. São Paulo: Ltr, 1993. 293 p.

Make money: profissionalizando empresários e executivos
BOTELHO, Eduardo. Make money: profissionalizando empresários e executivos. São Paulo: Gente, 1999. 151 p.

Marketing de relacionamento no varejo
ANGELO, Claudio Felisoni de. Marketing de relacionamento no varejo. São Paulo: Atlas, 1999. 140 p.

O espírito transformador: a essência das mudanças organizacionais do século XXI
MOGGI, Jair. O espírito transformador: a essência das mudanças organizacionais do século XXI. São Paulo: Infinito, 2000. 135 p.

Destruição criativa: um processo de seis etapas para transformar sua organização
NOLAN, Richard L. Destruição criativa: um processo de seis etapas para transformar sua organização. Rio de Janeiro: Campus, 1996. 314 p.

Qualidade competitiva no Brasil
GUIMARãES, Jorge Lessa. Qualidade competitiva no Brasil. Salvador: Casa da Qualidade, 1995. 133 p.

Trabalho e qualidade de vida
BOM SUCESSO, Edina de Paula. Trabalho e qualidade de vida. Rio de Janeiro: Qualitymark, 1997. 183 p.

Empresa-rede: uma nova forma de gestão
PENHA, Cícero Domingos. Empresa-rede: uma nova forma de gestão. Belo Horizonte: Grupo ABC Algar, 1994. 186 p.

Leve sua empresa ao 1º lugar: revolução brasileira no mundo dos negócios
KOHLRAUSCH, Marlin. Leve sua empresa ao 1º lugar: revolução brasileira no mundo dos negócios. São Paulo: Gente, 1996. 109 p.

Transformação e realidade organizacional: uma perspectiva brasileira
CALDAS, Miguel P. Transformação e realidade organizacional: uma perspectiva brasileira. São Paulo: Atlas, 1999. 316 p.

Futuro: prepare-se!: cenários e tendências para um mundo de oportunidades
VIANA, Marco Aurelio Ferreira. Futuro: prepare-se!: cenários e tendências para um mundo de oportunidades. São Paulo: Gente, 1998. 204 p.

Cinco sapos em um tronco
FELDMAN, Mark L. Cinco sapos em um tronco. São Paulo: Makron Books, 2000. 179 p.

Comportamento humano nas organizações: o homem rumo ao século XXI
KANAANE, Roberto. Comportamento humano nas organizações: o homem rumo ao século XXI. São Paulo: Atlas, 1995. 99 p.

Características culturais nacionais e ciclo de vida organizacional
OLIVEIRA, Patricia Tendolini. Características culturais nacionais e ciclo de vida organizacional. Curitiba: Autor, 2000. 163 p.

Tsunami: construindo organizações capazes de prosperar em maremotos
PINEDO, Victor. Tsunami: construindo organizações capazes de prosperar em maremotos. São Paulo: Gente, 2002. 239 p.

Como transformar RH ( de um centro de despesa ) em um centro de lucro
CHIAVENATO, Idalberto. Como transformar RH ( de um centro de despesa ) em um centro de lucro. 2. ed.São Paulo: Makron Books, 2000. 196 p.

O desafio da mudança: como gerenciar as transformações e os resultados das empresas
NARDY, Cid. O desafio da mudança: como gerenciar as transformações e os resultados das empresas. São Paulo: Gente, 1999. 152 p.

Energia emocional : base para a gerência eficaz
OLIVEIRA, Milton de. Energia emocional : base para a gerência eficaz. São Paulo: Makron Books, 2000. 148 p.

Sobreviver não é o bastante : como vencer em um mercado em permanente evolução
GODIN, Seth. Sobreviver não é o bastante : como vencer em um mercado em permanente evolução. Rio de Janeiro: Campus, 2002. 282 p.

Coração da mudança
KOTTER, John P.. Coração da mudança. Rio de Janeiro: Campus, 2002. 202 p.

Administração no século XXI: o estilo de gerenciar hoje e no futuro
CHOWDHURY, Subir. Administração no século XXI: o estilo de gerenciar hoje e no futuro. São Paulo: Pearson Education, 2003. 292 p.

Reengenharia: revolucionando a empresa em função dos clientes, da concorrência e das grandes mudanças da gerência
HAMMER, Michael. Reengenharia: revolucionando a empresa em função dos clientes, da concorrência e das grandes mudanças da gerência. Rio de Janeiro: Campus, 1994. 189 p.

Dell: estratégias que revolucionaram o mercado
DELL, Michael. Dell: estratégias que revolucionaram o mercado. São Paulo: Markert Books, 1999. 294 p.

Administração estratégica: em busca do desempenho superior, uma abordagem além do balanced scorecard
CHIAVENATO, Idalberto. Administração estratégica: em busca do desempenho superior, uma abordagem além do balanced scorecard. São Paulo: Saraiva, 2003. 286 p.

Gestão de mudanças em tempos de oportunidades
PERSONA, Mario. Gestão de mudanças em tempos de oportunidades. São Paulo: Futura, 2003. 105 p.

A clínica de gerenciamento : modelo mental para gerenciamento empresarial
A clínica de gerenciamento : modelo mental para gerenciamento empresarial. São Paulo: Prentice-Hall, 2003. 178 p.

Gestão estratégica de pessoas.
TEIXEIRA, Gilnei Mourão. Gestão estratégica de pessoas.. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 2005. 144 p.

Desenvolvimento de equipes.
REIS, Ana Maria Vargas. Desenvolvimento de equipes.. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 2006. 156 p.

Capacitação e desenvolvimento de pessoas.
PACHECO, Luzia.; BECKERT, Mara; SCOFANO, Anna Cherubina; SOUZA, Valéria. Capacitação e desenvolvimento de pessoas.. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 2005. 140 p.

Gerenciamento de pessoas em projetos
Gerenciamento de pessoas em projetos. Rio de Janeiro: FGV, 2006. 178 p. ISBN 8522505802.