Biblioteca FACET

Apresentação

A Biblioteca da FACET - Faculdade de Ciência e Tecnologia do Paraná, foi criada em 1997. Desde então, vem buscando se configurar como um espaço moderno, onde os usuários possam ter acesso aos diversos tipos de informação nos diferentes suportes, desde o mais tradicional veículo de comunicação (livro) as mais modernas tecnologias, como, também, se adequar aos padrões exigidos para um bom funcionamento, implementando e ampliando espaços para melhor acomodação dos documentos, informações e movimento dos usuários. Além disso, vem mantendo uma política de ampliação e atualização do acervo com novas aquisições de livros, assinaturas e renovações de periódicos nacionais.
Mas somente em 2004, foi elaborado o Regimento da Biblioteca, de modo a alcançar seus objetivos.
Atualmente atende 3 cursos de graduação: administração, ciências contábeis e sistemas de informação e 11 cursos de pós-graduação.
A Biblioteca tem como objetivo coletar, organizar e disseminar documentos que atendam as necessidades de informação dos programas de ensino, pesquisa e extensão. Assim, algumas atividades pedagógicas são desenvolvidas na biblioteca. Os professores fazem levantamentos dos tipos de materiais e acervo existente e se está em conformidade com a prática escolhida.

Instalações

Procurando oferecer ótimas condições para que os usuários possam usufruir da melhor maneira possível o espaço da Biblioteca, nós dispomos de: Condições ambientais:
a) ventilação: ótima;
b) iluminação: natural ótima e artificial boa;
c) acústica: perfeita Infra-estrutura e equipamentos disponíveis:
a) 02 terminais para acesso à Internet;
b) 07 mesas para estudo e leitura;
c) 01 sala para estudo em grupo com 06 mesas.
d) 02 extintores de incêndio. A infra-estrutura física da biblioteca conta com um espaço de 135m², com capacidade para 35 usuários sentados e uma sala de estudos anexa à biblioteca, com 41m².
Não há sala de vídeo, nem cabines para estudo em grupo e individual. Visando maior conforto aos alunos portadores de necessidades especiais, há um elevador para acesso à biblioteca.

Serviços

Os serviços da biblioteca são informatizados. É utilizado um sistema na linguagem ACCESS, desenvolvido pela empresa Infomatrix, que controla todas as operações relativas ao acervo como, catalogação, empréstimo, reservas, consultas, registro de periódicos, até emissão de relatórios (usuários em atraso, multa por usuários, estatístico, editores, etc.) O sistema permite que o usuário realize suas pesquisas em todo o acervo, seja através dos terminais localizados na Biblioteca ou através da Internet pelo catálogo on-line, a partir do site da Faculdade. A busca pode ser feita por autor, título, assunto e por tipo de material. O catálogo on-line ainda traz detalhes da obra e número total de exemplares.
Para melhor divulgação dos serviços da biblioteca entre os calouros, tem sido distribuído anualmente folder explicativo.

Empréstimos

É o serviço que permite a retirada de material bibliográfico por prazo pré-determinado. O empréstimo domiciliar é permitido a alunos, professores e funcionários da Facet. Para efetuar o empréstimo domiciliar o usuário deverá apresentar o seu cartão de identificação da faculdade.
As normas que se referem ao serviço de empréstimo, como prazos, nº de livros, tipos de materiais, renovações e penalidades, estão contidas no regulamento da biblioteca.

Consulta Local

Todo o material bibliográfico (livros, periódicos, monografias e outros materiais informativos) poderá ser consultado dentro da biblioteca ou retirado para xerox mediante entrega do cartão de identificação da faculdade.

Reprografia

O serviço de fotocópia de documentos (respeitando as leis dos direitos autorais) está disponível dentro da instituição, mas fora do espaço físico da biblioteca. Os usuários que necessitarem fazer fotocópias, devem deixar o cartão de identificação no balcão de empréstimo.

Comutação Bibliográfica

O COMUT - Programa de Comutação Bibliográfica: (Programa conjunto do IBICT/Finep/Capes/ SESu) permite ao usuário da biblioteca solicitar e receber cópia de artigos publicados em periódicos técnico-científicos nacionais e internacionais (revistas, jornais, etc), teses e anais de congressos.

Normalização Bibliográfica

Auxilia os alunos na elaboração dos trabalhos acadêmicos e científicos de acordo com as normas da ABNT.

Levanamento Bibliográfico

É um serviço de referência que presta orientações aos seus usuários, auxiliando na busca, localização e obtenção de informações.

Orientação e treinamento de usuários

Orientação de usuários na utilização dos terminais de pesquisas e orientação no uso dos recursos e serviços da biblioteca.

Reserva de material

Caso não tenha nenhum exemplar do livro solicitado pelo usuário, o mesmo pode efetuar uma reserva deste material.

Exposição de Novos Materiais

Há dois expositores, para a divulgação das novas obras adquiridas pela biblioteca.

Catalogação na Fonte

Elaboração de ficha catalográfica de teses, dissertações, monografias, livros e outras publicações. É um serviço prestado pela Seção de Processamento Técnico da Biblioteca.

Acervo

O acervo é constituído pelos seguintes materiais:
a) Livros;
b) Monografias, teses e dissertações;
c) Periódicos (jornais e revistas);
d) Audiovisual (CD-ROM, disquetes, fitas de vídeo e DVD)
e) Obras de referência (Dicionários e enciclopédias).
> Consulta ao Acervo

Horário de Atendimento:

Segunda à sexta-feira: das 14:30 às 21:30 horas.
Sábados: das 09 às 14 horas.

Regulamento:

Este regulamento tem por finalidade estabelecer as normas gerais da biblioteca, visando o bom funcionamento dos serviços prestados...

Outros Serviços:

Bases de Dados
Links
Teses Eletrônicas
Av. Marechal Floriano Peixoto, 470 • 80.010-130 • Curitiba/PR Fone: 41 3223.6860 • facet@facet.br